quinta-feira, 21 de abril de 2011

Tiradentes


21 de Abril comemoramos "Tiradentes"
Aula: 21 de Abril comemoramos "Tiradentes"
Aula para faixa etária de 4 a 12.

OBJETIVO: Concientização da existência  de pessoas boas com vontade de ajudar ao próximo. Obedientes a Deus. Desenvolver o amor e o respeito por esses irmãos.
 
ABERTURA DOS TRABALHOS: Relaxamento através de situações vivenciadas mentalmente. Elevar o pensamento a Deus narrando Suas criações e Seu imenso amor e cuidado para conosco, fazer a prece Pai Nosso e ave Maria dando início aos trabalhos.



Imagine o seguinte: você passa a tarde toda construindo uma pipa, a pipa mais bonita do mundo. E no dia em que o vento está simplesmente perfeito, o garoto mais forte da escola resolve que a pipa agora é dele, e simplesmente a tira de você. Parece horrivelmente injusto, né? Pois essa era a situação do Brasil em 1789: como nosso país não era independente, éramos obrigados a dar tudo o que produzíamos de bom para o "garoto mais forte", ou seja, Portugal.

Naquela época, os impostos que Portugal cobrava eram quase impossíveis de pagar. Não sobrava quase nada pra quem realmente trabalhava aqui no Brasil. Muita gente achava que isso não estava certo e que precisávamos lutar pela independência do nosso país. Por que não podíamos ser donos de nós mesmos e de nossas terras?

Tiradentes também achava que não justo e lutou, não de brigar, mas fazendo as pessoas verem que não era certo continuar servindo a portugal como escravos. Ele dedicou sua vida por isso. Pela liberdade do Brasil.Que se chamou Inconfidência Mineira.

TIRADENTES (1746-1792) 


UM HEROI
Joaquim José da Silva Xavier ganhou esse apelido engraçado por causa da sua profissão. Quem adivinhar qual era? Ele era dentista, é claro. Mas não era só isso.

Tiradentes era também militar, e chegou até o posto de alferes, que na época correspondia mais ou menos a tenente. Além disso, ele foi também vendedor ambulante (que naquele tempo se chamava mascate), minerador, e ainda conseguiu arranjar tempo pra ser um dos líderes da Inconfidência Mineira!

As pessoas que conheceram Tiradentes garantem que ele era uma pessoa muito boa. Tão legal que em nenhum momento denunciou seus companheiros inconfidentes, e assumiu sozinho a responsabilidade pelos planos da Inconfidência. Ele foi preso em maio de 1789, e depois de quase três anos na prisão, foi enforcado, aos 46 anos.

E, a partir de 1890, esse homem de mil funções ganhou uma nova: ele passou a ser também um feriado, o dia 21 de abril, Dia de Tiradentes!

VENDO O LADO ESPIRITUAL
Suas encarnações importantes são as seguintes, como sacerdote egípcio, estava em contado com espíritos evoluídos e iluminados e aprendeu os valores da religião, como organismo de controle do comportamento humano e suas expectativas.

Como Caio Mário era modelo de conduta e justiça, aprendeu táticas de guerras com o general Cipião, foi sete vezes  proconsul romano, aprendeu a administrar recursos materiais, humanos e o domínio da oratória com grande poder de síntese e eloqüência.

Como mendigo, pagou pelos seus erros e foi humilhado de todas as formas, uma encarnação dura e cheia de aprendizados.    Tinha como companhia Sextilho (um antigo desafeto) e Marta “ex- escrava em Roma”, em situações difíceis aprenderam a conviver com as diferenças e a lei do perdão”esquecer o passado adverso”.

Como Papa Gregório, foi um administrador prudente e um modelo de conduta, um espelho para se refletir e a se seguir em causa e fé. Sua mãe lhe deu uma educação primorosa, orientada para, justiça, moral e dignidade!

Por fim, Joaquim da Silva Xavier “O Tiradentes”  um libertário de princípios e ideais, usou todo o seu preparo de encarnações passadas, para atingir os objetivos a qual foi destinado. No momento crítico abdicou da vida em pró dos amigos inconfidentes de causa e fé, um modelo que a república adotou como signo, escreveu o seu nome na história com o seu sangue e o seu amor pela liberdade e pela humanidade.
Quando desencarnou foi recebido pelo Anjo Ismael . Sua missão fora cumprida.


ATIVIDADE: -  Desenho Livre

Fonte canal kids /Parte do texto extraido do livro “De Caio Mário a Tiradentes”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...