sábado, 29 de janeiro de 2011

TEXTO DE APOIO.

                             IMPORTÂNCIA DA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL

Neste sublime cometimento, porém, a floração infanto-juvenil – rodas do progresso do amanhã que avançam pelos pés do presente – assume a grandeza de um desafio que nos cumpre aceitar, conjugando esforços em ambos os lados da vida, para conduzir com segurança e sabedoria, evitando os lamentáveis erros transatos.
O homem será o que da sua infância se faça.
A criança incompreendida, resulta no jovem revoltado e este assume a posição de homem traumatizado, violento.
A criança desdenhada, ressurge no adolescente inseguro que modela a personalidade do adulto infeliz.
A criança é sementeira que aguarda, o jovem é campo fecundado, o adulto é seara em produção. Conforme a qualidade da semente teremos a colheita.
Excetuam-se, é claro, os casos de Espíritos recalcitrantes, em recomeços difíceis, reacionários por atavismo pretérito às luzes da educação. Mesmo em tais, os efeitos da salutar pedagogia educacional fazem-se valiosos.
A tarefa da educação, por isso mesmo, é de relevância, enquanto que a da evangelização é de urgência salvadora.
Quem instrui, oferece meios para que a mente alargue a compreensão das coisas e entenda a vida.
Quem educa, cria os valores ético-culturais para uma vivência nobre e ditosa.
Quem evangeliza, liberta para a Vida feliz.
Evangelizar é trazer Cristo de volta ao solo infantil como bênção de alta magnitude, cujo resultado ainda não se pode, realmente, aquilatar.
A criança evangelizada torna-se jovem digno, transformando-se em cidadão do amor, com expressiva bagagem de luz para toda a vida, mesmo que transitando em trevas exteriores.
A infância é o período em que melhor se aprende, enquanto na adolescência se apreende. Na idade adulta mais facilmente se compreende, evitando-se o período em que o ancião apenas repreende...
— “Deixai que venham a mim as criancinhas” — solicitou Jesus. Tomemos dessa argila plástica, ainda não comprometida pelos erros atuais e modelemos com as mãos do amor o homem integral do porvir.
Evangelização espírita é Sol nas almas, clareando o mundo inteiro sob as constelações das estrelas dos Céus, que são os Bem-aventurados do Senhor empenhados em Seu nome, pela transformação urgente da Terra, em “mundo de regeneração” e paz.
                                                                                                   Amélia Rodrigues

                    Terapêutica de Emergência. Ed. LEAL. Salvador: BA, 1983, p. 21 a 25.


                                                          A EDUCAÇÃO

É pela educação que as gerações se transformam e aperfeiçoam. Para uma sociedade nova são necessários homens novos. Por isso, a educação desde a infância é de importância capital.

Não basta providenciar a instrução da criança. Ela deve aprender a se conduzir como ser consciente e racional. Isto é tão necessário como saber ler, escrever e contar.

É entrar na vida, armado, não só para a luta material, mas, principalmente, para a luta moral.

Para despertar na criança as primeiras aspirações ao bem, para corrigir um caráter difícil, são precisos, por vezes, a perseverança, a firmeza, uma ternura de que somente o coração de um pai ou de uma mãe pode ser capaz.

Essa tarefa, no entanto, não é tão difícil quanto se pensa, pois não exige uma ciência profunda. Grandes e pequenos a podem realizar, desde que se compenetrem do alvo elevado e das conseqüências da educação.

Bonita lição foi a ocorrida em um supermercado. A jovem mãe tinha cerca de 27 anos e o menino, uns 2. Ele se mostrava birrento, teimoso e violento. Ela, forte, serena e irredutível.

O local era uma prateleira de supermercado recheada de chocolates. O menino parecia uma fera. Queria, porque queria, cinco. Ela, firme, dizia que ele poderia levar apenas um.

Foi uma aula de maternidade. O menino gritava, chorava tão forte e doído que parecia estar apanhando.

Batia os pés, rolava no chão, ameaçava derrubar a prateleira toda. Tudo inútil.

Sem usar de violência física ou erguer a voz, a mãe o obrigava a escolher. "ou leva um só ou não leva nenhum. Vai ter de escolher."

A voz não era de quem tem raiva. Era de quem guarda certeza do que está fazendo. Mais ou menos 15 espectadores observavam o acontecimento, aglomerando-se no corredor do supermercado.

Foram dez minutos dolorosos, no final dos quais o pequeno aceitou sua derrota. Os gritos e os pontapés foram diminuindo. Por fim, ele parou com a manha, aceitou a mão da mãe e saiu do supermercado com sua única barra de chocolate.

O resto ficou lá, na prateleira. Perdeu o supermercado. Venceu a mãe. Venceu a educação.

Desde que o mundo é mundo, crianças querem porque querem, certas coisas. Muitos pais cedem, ou para não enfrentar o incômodo da birra, ou porque temem os olhares de eventual desaprovação de quem os observa.

Os que não educam os seus filhos, os verão sofrer na vida, fazer sofrer a outros e perder a chance de progresso.

São fabulosos os pais que proíbem, sem raiva, e dão o necessário, sem dar demais.

A nossa sociedade tem mentalidade de supermercado. Oferece mil prateleiras com tentações e incita os imaturos a consumir mais do que precisam.

Por isso mesmo, são dignos de aplauso os casais que educam seus filhos para não consumir demais, a fazer escolhas, a crescer, a amadurecer.

***

Os espíritos que habitam os corpos dos nossos filhos vêm coabitar conosco para que os ajudemos a vencer os seus defeitos e os preparemos para os deveres da vida.

Estudemos, desde o berço, as tendências que a criança trouxe das suas existências anteriores. Apliquemo-nos a desenvolver as virtudes e aniquilar os vícios.

Que não nos detenham a fadiga, nem o excesso de trabalho.

Auxiliemos a transformação social. Transformemos a face do mundo, pelo caminho da educação.
         
Redação do Momento Espírita com base em texto de
 autoria ignorada e no cap. 54 do livro Depois da morte,
 de Léon Denis, ed. Feb.
Em 07.06.2010.

                        O AMOR E AS DIFERENTES FORMAS DE AMAR
    Amor é aquele sentimento tão sublime que fica difícil transcrever em palavras.  Mas todos já sentimos e sabemos o que é. Amar não é só achar bonito, achar legal ou só fazer bem.  É tudo isso e muito mais, porque o amor transporta as nossas definições de beleza e de simpatia.
    Existem diferentes formas que ele se manifesta: O amor de Deus, o amor universal, o amor próprio, o amor maternal, filial, fraternal o amor entre homem e mulher, o amor a uma causa ideal e o amor como força que move o universo.
    Jesus nos ensinou que o nosso primeiro dever é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Mas existe diferença entre amar ao próximo e amar a minha mãe, o meu pai ou o meu marido/esposa?

O amor é o mesmo, só que no caso do pai e da mãe o sentimento do amor é somado à gratidão, carinho e a proximidade. Do marido/esposa ou namorado esse sentimento é somado a afinidades e a disposição para construir uma vida juntos.
O amor é uma linguagem universal, por que não necessita de palavras para se manifestar.
autor desconhecido

                                                             SOBRE O CARNAVAL

Nenhum espírito equilibrado em face do bom senso, que deve presidir a existência das criaturas, pode fazer a apologia da loucura generalizada que adormece as consciências, nas festas carnavalescas.

É lamentável que, na época atual, quando os conhecimentos novos felicitam a mentalidade humana, fornecendo-lhe a chave maravilhosa dos seus elevados destinos, descerrando-lhe as belezas e os objetivos sagrados da Vida, se verifiquem excessos dessa natureza entre as sociedades que se pavoneiam com o título de civilização.

Enquanto os trabalhos e as dores abençoadas, geralmente incompreendidos pelos homens, lhes burilam o caráter e os sentimentos, prodigalizando-lhes os benefícios inapreciáveis do progresso espiritual, a licenciosidade desses dias prejudiciais opera, nas almas indecisas e necessitadas do amparo moral dos outros espíritos mais esclarecidos, a revivescência de animalidades que só os longos aprendizados fazem desaparecer.

Há nesses momentos de indisciplina sentimental o largo acesso das forças da treva nos corações e, às vezes, toda uma existência não basta para realizar os reparos precisos de uma hora de insânia e de esquecimento do dever.

Enquanto há miseráveis que estendem as mãos súplices, cheios de necessidade e de fome, sobram as fartas contribuições para que os salões se enfeitem e se intensifiquem o olvido de obrigações sagradas por parte das almas cuja evolução depende do cumprimento austero dos deveres sociais e divinos.

Ação altamente meritória seria a de empregar todas as verbas consumidas em semelhantes festejos, na assistência social aos necessitados de um pão e de um carinho.

Ao lado dos mascarados da pseudo-alegria, passam:

* Os leprosos,
* Os cegos,
* As crianças abandonadas,
* As mães aflitas e sofredoras.

Por que protelar essa ação necessária das forças conjuntas dos que se preocupam com os problemas nobres da vida, a fim de que se transforme o supérfluo na migalha abençoada de pão e de carinho que será a esperança dos que choram e sofrem?

Que os nossos irmãos espíritas compreendam semelhantes objetivos de nossas despretensiosas opiniões, colaborando conosco, dentro das suas possibilidades, para que possamos reconstruir e reedificar os costumes para o bem de todas as almas.

É incontestável que a sociedade pode, com o seu livre-arbítrio coletivo, exibir superfluidades e luxos nababescos, mas, enquanto houver um mendigo abandonado junto de seu fastígio e de sua grandeza, ela só poderá fornecer com isso um eloqüente atestado de sua miséria moral.

Emmanuel  psicigrafada por Chico Xavier em Julho de 1939
Revista Internacional de Espiritismo.

Por que Jesus viveu somente 33 anos?
Jesus o Sublime Peregrino.

Na obra: O Sublime Peregrino. Ramatis nos diz...

 
Não conseguimos avaliar o imenso sacrifico e abnegação despendidos por Jesus para descer ao nosso mundo.
- É bem mais fácil e cômodo despojarmo-nos dos trajes enlameados e tomarmos um banho resfrecante, do que vestirmos roupas pesadas e descermos a um fosso de lodo repulsivo e infeccionado, onde se debatem criaturas necessitadas de nosso auxílio.
Jesus embora fosse um Anjo exilado do Céu, viveu junto dos terrícolas, lutando na vida humana com as mesmas armas, sem privilégios especiais e sem recorrer a interferências extraterrenas para eximir-se das angústias e dores inerentes à sua tarefa messiânica.
O seu programa na Terra destinou-se a libertar tanto o sábio e o rico, como o iletrado e o pobre.

...O Mestre mobilizara todos os recursos possíveis para evitar sua desencarnação prematura, cujo corpo de carne se ressentia do potencial elevado das vibrações emitidas pelo seu Espírito Angélico. Vivia, em angustia e ansiedade que os terrícolas não conseguem viver em uma existência. O ritmo metabólico de sua vida espiritual ultrapassava o limite áurico de toda a humanidade terráquea, e os seus raciocínios transbordavam fora do tempo e do espaço, exaurindo-lhe o cérebro.
No seu esforço para situar-se a contento, na carne, Jesus assemelhava-se a um raio de sol tentando acomodar-se numa vasilha de barro. A sua mente vivia hipertensa, cujo impacto se descarregava sobre os plexos nervosos, oprimiam-lhe o cérebro, os nervos, o sangue e os vasos capilares resultando, então, perigosos hiatos na rede circulatória.
O turbilhão de pensamentos criador vibrava e descia da superconsciência; ele então recorria aos jejuns periódicos, a fim de o seu espírito conseguir maior liberdade nessas fases pré-agônicas.
Outras vezes, o próprio organismo mobilizava recursos biológicos de emergência e vertia suor e sangue, compensando, com essa descarga imediata de humores, a perigosa tensão “psicofísica” fruto do fabuloso potencial de energia espiritual a lhe prensar a carne frágil!

 Nota: O Evangelho de Lucas, cap. 22. V 44 refere o seguinte: “E veio-lhe um suor de sangue, como de gotas de sangue, que caía sobre a terra” Trata-se de suor sanguíneo por hemorragias das glândulas sudoríparas, que a Medicina chama de hematidrose.
Jesus de Nazaré, o Redentor da humanidade foi um homem incomum, magnífico e santificado.
                                                                                                    Ramatis

 
Ramatis fora conhecido filósofo egípcio no tempo de Jesus.


Parte do texto extraido da do prêambulo de Ramatis na obra O Sublime Peregrino( Ed. Conhecimento).

Tema para estudo:DEUS.

INICIAREMOS O ESTUDO APRENDENDO A CONHECER DEUS.


 A EXISTÊNCIA DE DEUS


Desde os tempos mais remotos o homem tem perguntado a si mesmo... Deus existe? ...O que é Deus?

Em toda parte se reconhece a presença do homem pelas suas obras.

Se encontrássemos, numa região deserta, um pedaço de vaso, uma pedra talhada, uma vasilha qualquer, diríamos que alguns homens viveram naquela região.E tambem observando a grosseria ou perfeição dos objetos encontrados conheceríamos o grau de inteligência destes homens.

Se numa região habitada por selvagens encontrássemos uma primorosa estátua talhada em fino mármore, diríamos com certeza que os selvagens seriam incapazes de fazê-la... Então mais que depressa, pensaríamos...Ela é obra de uma inteligência superior a deles.

Assim podemos deduzir que tudo que existe tem uma causa.
Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente. 
Logo não pode haver efeito sem causa.
Encontramos a prova da Existência de Deus em tudo aquilo que não é obra do homem.
A perfeita harmonia existente no universo evidencia a existência de Deus.

DEUS NÃO SE MOSTRA, MAS SE REVELA, PELAS SUAS OBRAS.
Deus criou tudo que existe no universo. Criou a matéria que constitui os mundos; também criou seres inteligentes que chamamos de Espíritos, encarregados de administrar os mundos materiais segundo as leis imutáveis da criação.
Espírito ou Alma é um Ser inteligente, uma "energia pensante"invisível e indivisível que pode ou não estar encarnado em um corpo físico (material).
Somos espíritos e evoluímos. Os Espíritos usam o corpo material para evoluírem, Isto é, aos poucos vão ganhando conhecimento, melhorando o sentimento, e desenvolvendo as capacidades.
É um Progresso gradativo e lento de cada Espírito.
A Evolução é uma Lei da Vida. Todos evoluem.
O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa.
Deus nos criou para povoar o Universo; somos filhos de Deus e como todos nós somos filhos do mesmo Pai, somos todos irmãos.
O nosso pequeno progresso moral não nos permite saber qual é a natureza íntima de Deus. Entretanto sabemos que Ele é um Espírito puríssimo cujos fluidos enchem completamente o Universo. Nós estamos mergulhados no fluido Divino; por isso é que nós estamos em Deus e Deus está em nós. 
Por meio de seus fluidos Deus irradia sua presença por toda à parte.
Por isso é que dizemos que Deus está em toda parte, na Natureza, em todos os lugares.
Assim como o Espírito está em todas as partes do corpo físico - todas as células do corpo estão em contato com o ser espiritual. Uma parte do corpo físico se agita e o Espírito sente !
Todos os elementos da criação se acham em relação constante com Deus. Uma criatura pensa : Deus o sabe!
As diferentes criações, as diferentes criaturas se agitam, pensam, agem diversamente : Deus sabe o que se passa.
A ação de Deus se desvela no Universo, tanto no mundo físico quanto no mundo moral e não há um único ser que não seja objeto de sua solicitude.

                
Existência de Deus para os pequeninos.
Aprendendo a conhecer Deus. (para os pequeninos)
Alguma vez você se perguntou o quem criou o Sol, a Lua, as plantas, os animais, o mar, as estrelas...?

Quando a gente vê uma coisa muito difícil de se fazer, como por exemplo, um computador, pensamos que quem fez esse computador foi uma pessoa muito inteligente.

Nós podemos criar muitas coisas, mas não podemos fazer o Sol, a Lua, as estrelas, nem o mar...

Nada do que está na natureza nós podemos fazer. Até tentamos imitar a Natureza fazendo flores e frutas artificiais, aquelas de plástico, mas são muito diferentes de uma flor ou uma fruta verdadeira. As flores não tem perfume, sua pétalas não são macias e nem aveludadas. e as frutas artificiais não servem de alimento.

Sabe porque não conseguimos fazer de verdade?
Porque elas foram criadas pela inteligência suprema. É isso mesmo foram criadas por DEUS.

                     TUDO QUE O HOMEM NÃO CONSEGUE CRIAR É OBRA DE DEUS.

Deus é a causa de tudo.
Para crermos que Deus existe, não precisamos vê-lo.

UM EXEMPLO :
Quando o Sol aparece e traz com ele a luz para iluminar os nossos dias, a Lua se esconde e nós não podemos vê-la nesse momento, mas ela está lá, e nós sabemos disso.

OUTRO EXEMPLO :
Se a gente pegar dois copos. Em um colocar água e açúcar. No outro água e sal.
Como poderemos saber qual deles está doce e qual está salgada?
Lembre-se a água não tem cor e o sal como o açúcar são brancos!
A única maneira de sabermos qual deles está com sal e qual está com açúcar é   sentindo o gosto da água. Certo?

Com Deus é assim, não podemos vê-los mas podemos senti-lo.
No vento gostoso que refresca, no calor que nos aquece, no Sol que ilumina o dia, na Lua e nas estrelas que iluminam a noite, no canto dos pássaros, no perfume das flores... QUEM PODERIA CRIAR COISAS TÃO MARAVILHOSAS ?
Será que algum homem tem uma inteligência tão grande e poderosas para criar essas coisas? Não existe.

DEUS É NOSSO PAI E CRIADOR.
Ele é chamado de Criador porque criou tudo que existe na Natureza e no Universo. 


Lendo uma historinha...
                                        

      



DEUS TEM FORMA HUMANA?

  • Não. Deus é Espírito, está em toda a parte; sua inteligência irradia em todos os pontos do Universo.

QUEM É DEUS?

Deus é eterno: Não teve princípio e não terá fim.
Deus é imutável: Não muda. Suas Leis são constantes.
Deus é imaterial: Sua natureza difere de tudo que chamamos matéria, está em toda a parate; sua inteligência irradia em todos os pontos do Universo.
Deus é único: Há um só Deus
Deus é  justo e bom: Ama todas as suas criaturas com  o mesmo amor.
Deus é soberano: Não nada ou ninguém mais poderoso.


               CRIAÇÕES DE DEUS

DEUS criou tudo que existe no universo.

DEUS Criou a matéria que constitui os mundos;

DEUS criou seres inteligentes que chamamos de Espíritos,

DEUS CRIOU AS LEIS DIVINAS :

DEUS criou LEIS DIVINAS para manter a ordem e a harmonia em suas criações.
As Leis Divinas, que devem ser seguidas e respeitadas, para que haja harmonia e felicidade.
                                          LEI DE ADORAÇÃO.
                                          LEI DO TRABALHO.
                                          LEI DA REPRODUÇÃO.
                                          LEI DE CONSERVAÇÃO.
                                          LEI DE DESTRUIÇÃO.
                                          LEI DE SOCIEDADE.
                                          LEI DO PROGRESSO.
                                          LEI DE IGUALDADE.
                                          LEI DE LIBERDADE.
                                          LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE.

ONDE ESTÁ ESCRITA AS LEIS DE DEUS ?

"A Lei de Deus está inscrita na consciência. Temos, portanto, um guia natural e seguro para nos conduzir no bem." 

DEUS CRIOU A NATUREZA E DENTRO DA NATUREZA A DIVISÃO EM REINOS.

Os minerais -Reino mineral - Não tem vida, como a pedra.

Os vegetais - Reino vegetal -Tem vida,não tem inteligência.

Os animaisReino animal -Tem vida e uma inteligência limitada.

Os homens Reino hominal -Tem vida e tem inteligência.
Emmanuel, no livro "A caminho da luz" cita:   
No reino mineral encontramos Atração:  Capacidade de aglutinaçãodos elementos da matéria.
No reino vegetal encontramos Sensação: Faculdade de reagir aos estímulos do meio.
No reino animal  Instinto: Atitudes espontâneas, involuntárias, reflexas, características da espécie.
No reino hominal Razão: Consciência que o indivíduo tem de si mesmo e do meio que o cerca.

...  Veja conseguimos perceber a evolução nos reinos da natureza !

 ATIVIDADE

PENSO... VIVO... DEUS ME CRIOU? PORQUE?

  • Sim. Deus nos criou para povoar o Universo; somos filhos de Deus e como todos nós somos filhos do mesmo Pai, somos todos irmãos.

PORQUE É TÃO DIFÍCIL DE ENTENDER E COMPREENDER A EXISTENCIA DE DEUS?

  • Nosso pequeno progresso moral não nos permite saber qual a natureza íntima de DEUS
          Entretanto, sabemos que Ele é um espírito puríssimo cujos fluidos enchem completamente o Universo.

          Nós estamos mergulhados no fluido divino; por isso é que nós estamos em Deus e Deus está em nós.

          Quando formos espíritos puros nós o veremos e o compreenderemos.

ATIVIDADE


COMO PODEMOS NOS COMUNICAR COM DEUS? 
Pelo pensamento. Através de bons sentimento.

 bibliografias: 
livro 52 LIÇOES DO CATECISMO ESPÍRITA - Eliseu Rigonatti
                     PORTAL DO ESPÍRITO - OS TRÊS REINOS.Sérgio Biagi Gregório

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Nasceu o blog Escolinha Espírita.

É com imensa satisfação que nasce esse blog intitulado Escolinha Espírta. Graças a Deus.

Assim como nós, vosso(s) filho(s) já começou a escrever, em cada dia, uma página no livro da vida.
E como pais, como evangelizadoras e irmãos em Cristo, temos o dever e o compromisso, diante de Deus, nosso Pai, de ajudá-los, ensinando e orientando, com amor, o viver a vida sob os ensinamentos de Jesus, nosso Mestre e Guia.
Que Deus nos dê Força. Fé e Coragem para enfrentarmos os obstáculos da vida.
Que assim seja.
                                   Elaine Saes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...